A Gerência Executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Invepar estabelece as diretrizes de atuação socioambiental e do investimento social para o grupo, tendo como seus principais focos de atuação: o apoio ao desenvolvimento de iniciativas e processos de gestão responsável e sustentável às empresas e a valorização dos locais e das comunidades impactadas pelos nossos negócios.


As diretrizes para a atuação socioambiental da Invepar são fundamentadas na Política de Sustentabilidade, na Política de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), no seu Código de Ética e Conduta, nas diretrizes do Instituto Invepar e demais documentos normativos relacionados aos aspectos socioambientais.


Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho!


PACTO GLOBAL

Desde 2010, a Invepar e o Instituto Invepar são signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prescreve a adoção nos negócios de dez princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

The Global Compact: Nós Apoiamos o pacto global saiba mais

GESTÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA

Amigo do clima - Instituto Invepar Carbono Neutro

Desde 2013, a Invepar e o Instituto Invepar vem coordenando esforços para assegurar que todas as empresas do grupo realizem inventários de GEE e tenham gestão sobre as suas emissões, além de estimular o desenvolvimento de ações de mitigação e compensação.

SAIBA MAIS

CASES DE SUSTENTABILIDADE

Soluções Sustentáveis da CART geram resultados positivos

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, a CART - Concessionária Auto Raposo Tavares divulgou os resultados das recentes soluções adotadas pela empresa para economia de água. De 2014 a 2016, a concessionária conseguiu atingir uma redução de 35% no seu uso total de água.

Gestão energética

Na LAMSA foi feita a substituição de 100 luminárias a base de vapor metálico para LED na nova praça de pedágio.

Gestão Climática - Emissões de GEE

Instituto Invepar neutraliza emissões de CO2
Desenvolvido pelo Instituto Invepar em parceria com o programa ambiental “Amigo do Clima”, o Projeto Carbono Zero compensou, por meio de créditos de carbono, as emissões de gases de efeito estufa (escopo 1, 2 e 3) referente à participação acionária da Invepar no MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT Carioca e Concessionária Rio Teresópolis (CRT) e GRU Airport durante os Jogos Olímpico e Paralímpicos Rio 2016.

Gestão Hídrica

Em 2015 foi criado o grupo de recursos hídricos do MetrôRio, formado pelas áreas de Meio Ambiente, Facilities, Responsabilidade Social, Serviço ao Usuário e Engenharia de Projetos. A parceria entre as áreas facilita a identificação oportunidades de projetos com foco na redução de consumo, reuso da água e melhorias no processo. Além disso foi ampliado o sistema de armazenamento de água de reuso para lavagens de vias permanentes e peças no Centro de Manutenção.